A Vinda do Consolador

05/06/2014 11:44
João 14:16-17               Em tom de despedida o Nosso Senhor Jesus Cristo anuncia a vinda do Espírito Santo. Ele o chama de "outro Consolador", no grego existe pelo menos duas palavras para se referir ao termo "outro", a primeira é "hetero" que significa outro diferente, de outra espécie ou natureza, a segunda é "hallos" que quer dizer outro igual, com as mesmas características.  Para o Espírito Santo a palavra usada é hallos,  dizendo com isto que o Consolador é de sua mesma essência, é o seu igual.  
             Jesus quis dizer com isto que tudo que Ele foi para seus discípulos, o Espírito o seria de forma igual ou mais intensa. A principal característica do Santo Espírito é a de consolar, encorajar, aconselhar os crentes, todos estes termos estão diretamente ligados ao adjetivo "paracletos" do grego.
               Há mais detalhes revelados na ação do Consolador, a sua vinda segundo Jesus seria de maior vantagem para todos seus discípulos, vejamos porque:
               1. Porque o Espírito permanecerá para sempre com os discípulos de Jesus (v.16). O próprio SENHOR tinha permanecido três anos e meio com aqueles homens da Galiléia, mas, agora, estava deixando-os, estava partindo para o Céu. O mesmo não aconteceria com o Espírito, pois seu ministério é estar junto definitiva e inseparavelmente do crente. Não há mais motivos para ter medo.
                2. Porque o Espírito atuará dentro do crente (v.17). Nosso SENHOR conviveu com aqueles homens, isto é, ao lado deles, e do lado de fora, amando-os e encorajando através de sua companhia externa, porém, o Consolador viverá no interior do salvo. Fará Sua obra de dentro para fora, será mais profunda e ininterrupta. 
                3. Porque o Espírito Santo nos guiará e ensinará em todas as palavras de Cristo (v.26). Jesus havia falado tantos coisas com os discípulos, muitas eles tinham esquecido, outras não tinham condições de suportar (16:12). Mas, o Consolador cumprirá seu trabalho reacendendo constantemente a palavra e a vontade do Salvador em nossos corações. Ele está encarregado de não nos deixar esfriar ou esmorecer na fé.
                Ó crente, aproveite agora mesmo estas vantagens da vinda do Consolador e mergulhe profundamente na intimidade com Ele. Usufrua seu amor e dedicação exclusivas a você para crescer na graça e no conhecimento de Deus.  
 
No amor de Jesus;
 

 

—————

Voltar