1° Dia - A Graça

07/09/2012 12:22

O CÉU É UM PRESENTE!!!

 

             Querido(a) amigo(a), queremos que você entenda o que é exatamente GRAÇA. GRAÇA é um Favor Imerecido; é Deus dar ao homem aquilo que este jamais poderia obter por seu próprio merecimento.

             Agora responda a seguinte pergunta: Se você viesse a entrar no céu por suas obras de merecimentos, quem seria o “BOM”, você ou Deus? É obvio que a resposta é que você seria o “BOM”. Deus não estaria fazendo mais que Sua obrigação em lhe dar a salvação, afinal, você mereceria recebê-la.

Mas veja o que a Bíblia diz sobre este assunto: “E ele disse-lhe:...Não há Bom senão um só, que é Deus...” (Mateus 19:17); “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo Seu muito  amor com que nos amou...nos vivificou juntamente com Cristo – pela graça sois salvos...” (Efésios 2:4-5).E mais: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

            Bem, o que estes textos deixam claro é que O CÉU É UM PRESENTE! E este é o único meio do homem recebê-lo, uma vez que é impossível adquiri-lo de qualquer outro modo.

 

Não é possível ao homem ser justificado diante de Deus:

 

Por uma consciência limpa

“Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado...” (I Coríntios 4:4).

 

Através de boas obras

“...não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo Sua misericórdia, nos salvou...” (Tito 3:5).

“Pois pela graça sois salvos...e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

 

            Agora imagine se você fizesse um esforço imenso para dar um presente a alguém que você muito ama, se sacrificando financeiramente, renunciando momentos de lazer,  tudo  para  poder  presentear a   pessoa amada. E, quando você, afinal, lhe oferecesse graciosamente o presente, ela dissesse: “Bem, eu não aceito seu presente, ele lhe custou muito caro!”, ou, “eu não quero seu presente, pois não o mereço”, ou ainda, “só aceito seu presente se eu lhe der algo para recompensá-lo, ou, quem sabe, pagá-lo. Quanto ele custou mesmo?”.

            É possível que você interpretasse essas estranhas reações da seguinte maneira:

 

1. Ingratidão: 

“Eu me esforcei tanto para presenteá-la e ela não aceitou meu presente...”.

     2.  Arrogância:

“Como assim? Eu quero presenteá-la e ela só aceita se pagar?“.

     3.  Ignorância:

Eu não quis presenteá-la por achar que ela merecia, mas por amor! E ela não entendeu isso...”.

 

            Pois bem, O CÉU É UM PRESENTE! Você não pode adquirí-lo por merecimento nem por obras de justiça praticadas por você. Não pode comprá-lo dando esmolas aos pobres, nem obtê-lo por esforços. Ele é simples! É uma demonstração de amor!

            Por hoje é só! Agora guarde alguns momentos para falar com Deus e agradecê-lO por um presente tão maravilhoso que Ele lhe deu  - o dom da vida eterna, em Cristo. Amanhã você entenderá algo mais sobre sua salvação e poderá responder a seguinte pergunta: Por quê O CÉU É UM PRESENTE?

 

—————

Voltar