O ANDAR NO ESPÍRITO

07/01/2013 11:59

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
(Gálatas 5:16)

Vivemos em um tempo de relativização das verdades bíblicas e uma dedicação desenfreada pelo lazer. As diversões são cada vez mais atraentes e variadas. Passa-se a ideia de que aquele que não se diverte não vive. De que cada uma sabe o que é melhor para si. De que não existe verdade absoluta e que o importante é ser feliz, diga-se feliz sem se importar como ou o que tem de se fazer para atingir este objetivo. Por este motivo, cresce a vazão que se dá à carne e suas concupiscências.

Concupiscências são desejos insaciáveis e porque não dizer pecaminosos da nossa natureza caída. Já na época do Novo Testamento as obras da carne eram conhecidas (Gal.5: 19 a 21), num contexto sociocultural como o do império romano promiscuo e moralmente decadente, as pessoas se entregavam ao prazer irresponsável como nos dias de hoje. Daí, a necessidade de se advertir ao mundo, sobretudo, à igreja de Cristo que não se deve "cumprir a concupiscência da carne", pois, "os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus" (v. 21).

Os apelos deste mundo para uma vida libertina e distante dos princípios de Cristo são tão fortes e insistentes que se torna dificil resistir. Humanamente falando é impossível viver em santidade diante de tal contexto. É por este motivo que o apóstolo Paulo recomenda: "Andai em Espírito", ou seja, viva em comunhão e dependência do Espírito Santo. Aquele que deseja agradar a Deus precisa tomar uma decisão radical de seguir Sua Palavra e viver o fruto do Espírito (Gal. 5: 22 a 26). Deve renunciar este mundo com os seus pecados. Preservar a si mesmo incontaminável e consagrar suas ações, palavras, amizades e conceitos.

Glorifique a Deus através de suas boas obras!

+Revmo. Dom Raniere Campos
Bispo da Diocese do Sertão