A HONRA DO SERVIÇO

09/09/2012 06:20

Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará".                                                                                                                                                                             (João 12:26)

Existe um dito popular que afirma: "quem não vive pra servir não serve pra viver". Mas que verdade contundente.
Num contexto onde cresce a prestação de serviços como negócio rentável se torna comum cobrar melhor qualidade no atendimento.
Como clientes nos tornamos exigentes e queremos ser servidos com rapidez e satisfatoriedade.
Surge a pergunta: Como esta prática capitalista tem influenciado nosso cristianismo?
De cara, somos influenciados à cultura da comodidade, ou seja, pagar para sermos bem atendidos. Além de criar um abismo entre o que presta e o que paga o serviço. Infelizmente muitas pessoas destratam aqueles que estão servindo, exemplo disso, se encontra através do trato com a secretária doméstica, o garçom, o padeiro, o vigia da rua, o garoto no sinal, o gari, o zelador, o pedreiro ou funcionário de forma geral.
Como é um hábito que está presente em todos os segmentos da sociedade, facilmente transmitimos para a Igreja ou a vida cristã o comportamento do mundo dos negócios. Queremos receber um atendimento "vip" na igreja por parte dos pastores e irmãos.
Comumente encontro pessoas que se queixam por não receberem o tratamento que desejam ou a atenção que merecem.
O que eu penso é que há algo de errado ai. Pois todo cristão foi chamado pra ser servo e não para ser servido. A mentalidade capitalista precisa dar espaço ao compromisso que temos com Cristo. Ele mesmo disse: "Quem dentre vocês quiser ser o maior, seja aquele que serve" (Mateus 20:27).
Servir é uma das maiores virtudes do cristão. O cristão que serve imita fielmente seu Senhor que disse: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:45).
Por favor, entenda que você foi chamado para servir. Servir a Deus no serviço aos homens. O servo não tem motivo de ser orgulhoso ou arrogante ou grosseiro com as pessoas.
Todo aquele que serve com amor será bem recompensado. Será honrado, assim como fará de sua vida um instrumento útil nas mãos de Deus. Lembre-se que viver apenas para ser servido é um desperdício de vida.1